4 de janeiro de 2013

Agnès Chauveau, Philippe Tétart: Questões para a história do presente


CHAUVEAU, Agnès; TÉTART, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru: EDUSC, 1999.

História imediata, história do presente, história contemporânea; independente da forma como encaramos a história de eventos muito recentes e como a classificamos, por muito tempo tal história se mostrou – e talvez possamos dizer que ainda se mostra – espinhosa e carregada de problemas. Academicamente, nos círculos historiográficos, há quem torça o nariz para o estudo do presente, classificando como trabalho de sociólogos, cientistas políticos, entre outros; os acontecimentos não teriam a maturação e o distanciamento necessários ao historiador para que pudesse fazer uma análise mais apurada, com acesso ao desenrolar dos eventos, com a melhor definição do papel dos eventos na conjuntura de média e longa duração e supostamente mais distante de influencias ideológicas do momento. Trabalhos como o conciso Questões para a história do presente adicionam reflexões indispensáveis a esta discussão, demonstrando que mesmo carregadas de problemas, a história do tempo presente deve ser encarada.
            
Lançado na primeira metade da década de 1990, o livro é um produto de sua época – ainda que tal afirmação seja óbvia –, e por se tratar de uma obra da historiografia francesa, está carregado de exemplos de trabalhos franceses, além de citar exemplos que são mais próximos a suas realidades, como a repetição da Guerra da Argélia como exemplo de história recente, contribuindo, principalmente, no papel da memória na história do presente (discutido mais profundamente no capítulo de Robert Frank, “Questões para as fontes do presente”). Além do mais, ele carrega a influência da queda do regime soviético e o fim da guerra fria em alguns de seus capítulos.

Após uma bem estruturada introdução dos organizadores do livro cujo título dá nome à obra, discutindo diversas questões sobre história do tempo presente – como a necessidade do distanciamento para com as fontes, ou mesmo o fato de a história do presente partir, em partes, de uma demanda social pós anos 1950 –, os capítulos se desvelam em diferentes temas, propostos por Chauveau e Tétard. O primeiro, escrito por Jean-Pierre Rioux discute a própria possibilidade de se fazer uma história do presente, diante da condensação das informações midiatizadas. O mesmo autor escreve um capítulo posterior, discutindo a relação da história com o jornalismo, e mostra-se muito crítico aos historiadores e acadêmicos que rejeitam a história do tempo presente, sob argumentos já citados aqui.

René Remónd permanece no campo do político, o qual lhe rendeu alguns de seus mais conceituados trabalhos, dissertando sobre a suposta volta da história política. Um conceito de “volta” que não deixa de ser problemático, por dar a entender o retorno de concepções historiográficas ultrapassadas, como se nada houvesse sido alterado nesse retorno. Rémond admite, não sem razão, que o político também pode ser um objeto de conhecimento científico, além de explicação de outros fatores além de si mesmo. Vale dizer que, corretamente, Rémond encaixa o político numa história de longa duração; compreendê-lo apenas por contingências é uma tarefa não apenas muito difícil, como também metodologicamente errônea.
      
Já Jean-Jacques Becker dedica seu capítulo a discutir o marxismo e o comunismo na história do presente; ou pelo menos essa seria a proposta. Becker traça um histórico sobre as dificuldades dos estudos sobre o comunismo (lembremos o contexto em que o livro foi escrito) e relega o marxismo a dois parágrafos ao fim do capítulo; apesar disso, faz uma sagaz observação ao afirmar que as análises de Marx, embora ainda relevantes para aspectos específicos da história do século XIX e XX, são comumente

simplificadas, adotadas de modo mecânico e em muitos casos inconsciente, além de terem um papel de “esterilização do trabalho histórico, pretendendo submeter toda a análise das sociedades humanas praticamente a um único tipo de explicação e negando, ou melhor, rejeitando o pano de fundo das explicações da evolução das sociedades e do comportamento dos homens que são, por exemplo, o espiritual, a ideia nacional...[1]

Jean-François Sirinelli dedica seu capítulo a uma reflexão importante e cuja atualidade não esmorece: a influência da ideologia nos trabalhos historiográficos, e como este problema pode ter maior peso em trabalhos de história recente, onde por vezes a ideologia na qual um historiador – ou qualquer outro estudioso – podem estar inserido, conscientemente ou não, não é identificada; ou seja, ao contrário de trabalhos sobre uma história mais distante, onde as ideologias presentes no contexto são mais facilmente identificadas e distanciáveis. Na sequência, Jacques Le Goff posiciona-se como um medievalista diante do presente, e aproveita o espaço para reforçar a importância de se relacionar o passado distante do presente – adotando, para o capítulo, a cronologia “oficial” de Idade Média, apesar de citar seu conhecido conceito de Idade Média permanente até o século XIX no plano material.

Voltamos ao já citado Robert Frank, responsável pela discussão sobre as fontes do tempo presente, discutindo metodologicamente as vantagens e desvantagens do uso de fontes orais, escritas e a relação da memória com a história. Embora tais discussões sejam encontradas em diversas obras de forma mais aprofundada, Frank consegue condensar as ideias principais e levantar, também, os principais problemas em cada caso, além das obrigações do historiador diante de tais dificuldades. Ao fim, o também citado capítulo de Jean-Pierre Rioux sobre a relação da história e do jornalismo e a conclusão, por parte de Serge Bernstein e Pierre Milza; esta condensa as ideias do livro em poucas colocações, retomando a influência de Braudel que permeia todos os capítulos a respeito da necessidade do historiador situar os fatos e as contingências na média e longa duração para que se possa compreender mais satisfatoriamente os motivos, sentidos, relevância e, talvez, consequências desses acontecimentos contemporâneos pontuais.

Como característica negativa, a edição/impressão analisada contém um número excessivo de erros de digitação, que demonstra um aparente desleixo com o trabalho de revisão; de qualquer modo, é algo que pode ter sido corrigido em impressões mais recentes e não compromete em nada o entendimento da obra.
           
Trata-se de um trabalho muito conciso e em alguns momentos pode parecer mesmo datado, mas é impossível negar sua qualidade. Considero este livro uma leitura obrigatória para qualquer historiador da história recente, ou mesmo imediata, pois mesmo que outras obras abordem, em separado, os temas deste livro com mais aprofundamento, Questões para a história do tempo presente as condensam de forma clara, objetiva e prática.

Preço médio: R$ 20,00



[1] BECKER, Jean-Jacques. “Marxismo e comunismo na história recente”. In: CHAUVEAU, Agnès; TÉTART, Philippe. Questões para a história do tempo presente. Bauru: EDUSC, 1999, p. 72.