3 de agosto de 2012

Leandro Karnal (et al) - História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI


KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Sendo uma nação causadora de admiração, mas ao mesmo tempo repulsa, pelo resto do mundo, os Estados Unidos possuem uma história intrigante, mitificada e, porque não dizer, intervencionista. É impossível – principalmente por conta deste intervencionismo – discordar da epígrafe da conclusão do presente livro, que afirma: “Para o bem e para o mal, o destino do planeta está associado aos Estados Unidos da América.”

Por conta de seus anseios imperialistas muito claros para qualquer um que se preste a estudar minimamente sua história, os Estados Unidos merecem uma análise particularmente apurada; não é difícil encontrarmos centenas, senão milhares de críticos ao país em questão, ao seu povo ou seu modo de vida – modos, se quisermos ser mais apurados. Contudo, quando se trata de compreender as origens de como funcionam as engrenagens que movem os Estados Unidos, não são muitos os que demonstram algum conhecimento histórico, político, sociológico ou antropológico realmente satisfatório, avesso ao senso comum; tanto os veículos midiáticos que adulam o país quanto os que o criticam ferozmente por vezes procuram menos permitir a compreensão do que doutrinar politicamente. Por conta disso, ressalto que, quanto ao conhecimento da história dos Estados Unidos – ao menos para o público brasileiro – o livro História dos Estados Unidos é um interessante apanhado geral.

O livro é dividido em três partes principais, escritas por diferentes autores. Temos a introdução e a parte um, A formação da nação sob responsabilidade de Leandro Karnal, professor da UNICAMP; a parte dois, Os EUA no século XIX por Luis Estevam Fernandes e Marcus Vinícius de Morais, até então mestres em história; por fim, o canadense Sean Purdy, professor da USP escreve a última parte, O século americano.

O início, destinado à colonização inglesa no litoral leste da América do Norte, faz um interessante trabalho não apenas no que tange a informar, mas também em problematizar algumas questões. Ganha destaque a problematização de um senso-comum ainda existente de que o sucesso dos Estados Unidos, em contraste com o suposto “fracasso brasileiro” se daria pelas diferentes formas de colonização, pois nos EUA, ela teria sido de povoamento e no Brasil, de exploração. Leando Karnal demonstra facilmente o quanto esta ideia não tem fundamentos sólidos para se manter de pé. Ademais, o autor faz um bom trabalho, inclusive discutindo questões contemporâneas sobre a visão que outros povos têm dos Estados Unidos e vice-versa, mas a meu ver, em alguns momentos demonstrou estar em sintonia com trabalhos mais tradicionais e, infelizmente, ainda contaminados por muitos dos mitos de elevação nacional do século XIX sobre a revolução.

Um outro ponto a ser levado em consideração é a discussão sobre a nacionalidade: é pontuado que o termo “estadunidense” possui uma conotação nacionalista por parte dos países que não se sentem contemplados quando os EUA se classificam como “Americanos”. Um sentimento justo, que por si só já é suficiente para tornar questionável a adoção do termo “americano”. Não se trata apenas de uma barreira linguística – pela enorme dificuldade de se encontrar um termo equivalente a estadunidense na língua inglesa –, mas também cultural, e nesse sentido já muito solidificada tanto nos EUA como para boa parte da população mundial, bombardeada pela indústria do entretenimento estadunidense.

As duas partes posteriores, no entanto, adotam posturas mais críticas, principalmente a última parte. Nela, o intervencionismo estadunidense constante no século XX em várias partes do mundo, os males da propaganda mentirosa, a participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Vietnã, entre outras coisas, são levantados durante todo o tempo e mostram-se a melhor parte do livro, ainda que bastante resumida.

Ademais, vale dizer que o livro é ricamente ilustrado (nem todas as imagens em qualidade razoável, mas nada que comprometa o conteúdo) e sua leitura é muito tranquila, sem causar grande desgaste ou dificuldade de compreensão pela inserção de termos mais complicados. É uma leitura extremamente acessível.

Para qualquer um que se interesse em se aprofundar na história dos Estados Unidos – tema recomendado e que se mantém relevante, principalmente no que tange à política externa –, este livro é um ótimo começo, principalmente se for complementado por obras que foquem em aspectos mais específicos (algumas, inclusive, já resenhadas neste blog).

Preço médio: R$ 39,90