21 de agosto de 2012

Erasmo de Rotterdam - Elogio da loucura


Esta resenha foi escrita por Gustavo Henrique de Siqueira

ERASMO, Desidério. Elogio da Loucura. Porto Alegre: Ed. L&PM. Tradução de Paulo Neves, 2005.
                                                  
            O contexto que compreende a transição da Idade Média para a Moderna trouxe consigo uma série de movimentos que influenciaram e reforçaram a tendência que levaria mentes como a de Lutero a pensar a Reforma – como fora acusado Erasmo, nosso personagem em questão, pela Igreja Católica no ano de 1542, seis anos após a sua morte – além de abrir caminho em meio à soberania cristã já enfraquecida em relação à anterior “Idade das Trevas”, para o pensamento humanista, que, em linhas gerais, consiste em valorizar o antro ao invés do teocentrismo, como fez o amigo pessoal do autor deste presente Elogio, Thomas Morus.

            Como sugere o título, a obra trata de um auto-elogio onde Erasmo assume a voz da loucura e passa a desconstruir a sociedade para explicar os mecanismos onde o excesso ou a folie(1) se faz presente e como esse sentimento está vinculado em qualquer ocasião do cotidiano.

            Desidério Erasmo ou Erasmo de Rotterdan é filho bastardo de um padre com a filha de um médico. Formado teólogo, mostrou-se com uma clara “rebeldia” logo após abandonar a formação clerical e adotar a razão e, como já foi dito, o humanismo como guia em seus escritos. Sua ligação à Igreja serviu para conduzir suas críticas de forma a acusar as contradições que os costumes e procedimentos católicos levavam consigo através de seus dogmas.

            Em meio aos grandes empreendimentos marítimos que o Velho Mundo empregava, sobretudo na África, e na data da composição dessa obra (1508) em que os europeus já sentiam o gosto do descobrimento sob uma luz do conhecimento de rotas pelo Atlântico, o autor discorre sobre uma classe que não prova do acesso aos estudos e vive na “loucura” – tratada neste Elogio como a própria “felicidade” – como neste exemplo citado do poeta Sófocles: “A vida mais agradável é a que transcorre sem nenhuma espécie de sabedoria” (ERASMO, 1508: Pg. 20), dando margem à sua crítica ao estoicismo, a teologia escolástica e seus doutores. Aqui se trata de uma formulação sobre a realidade contraditória que Erasmo expõe com a intenção de marginalizar a pequena classe de sábios presentes na sociedade renascentista. Essa classificação é afirmada pela pequena parcela que em nome da fé e da Igreja, estipula os preceitos filosóficos do “certo” e do “errado”, herdados do imaginário medieval. Não quer dizer, necessariamente, que o notório escritor holandês quis pintar uma “sociedade feliz” sob a voz da Loucura para mostrar como a ignorância é pura e simplesmente benquista no aspecto do pensamento popular. Pelo contrário, o impacto que a “falta de sabedoria” causa na sociedade é bem tratado pelo autor na sua reflexão sobre as desordens entre as pessoas, o desdém pela realidade, a extrema valorização pessoal de suas atividades e como essa crença se move no sentido da ilusão.

            Pode-se destacar, também, a forma como Erasmo decifra a organização social. Trazendo aqui mais uma vez à tona o título (folie), o autor aponta na estrutura funcionalista desta sociedade onde as garras da loucura traçam o seu império, de que maneira se estabelece o padrão, e como este dita o seu ritmo. A incompreensão cultural é um exemplo do que Erasmo aponta como deficiente na sociedade: “pois, quanto mais uma coisa é contrária ao bom senso, mais ela atrai admiradores” (ERASMO, 1508: Pg. 67). Aqui neste caso, ele se refere aos autores das belas-artes, que precisam da aceitação pública de suas obras pra conseguir sobreviver e o autor faz uma considerável menção a essa “banalização” da cultura, sugerindo o preceito de que invocar o talento artístico é exigir demais da compreensão popular.

            O grande ponto da obra revela-se na segunda metade do Elogio. Erasmo assume sua crítica direcionada aos grandes poderes vigentes na sociedade renascentista, tais como o papado, os bispos, o principado e os monges. Destaque para o eruditismo eclesiástico do autor que busca na Bíblia os fundamentos e passagens que lhe convém para sua descrição crítica. Mas não se trata aqui de uma crítica desenfreada. Erasmo tem a minúcia de respeitar os preceitos divinos, atingindo somente seus atores religiosos. Como no exemplo em que fala na obra sobre uma suposta prestação de contas dos monges para Jesus:

“Mas Jesus Cristo [...] dirá: ‘Que nova espécie de judeus é essa? [...] Não foi a hábitos, orações, abstinências, dietas contínuas que prometi outrora o reino de meu Pai, mas ao exercício de todos os deveres da caridade [...]. Não reconheço essa gente que se gaba de suas boas obras e quer parecer mais santa que eu. Que vão procurar outro paraíso diferente do meu, que o peçam àqueles cujas vãs tradições preferiram seguir em vez de minha lei!’ Quando ouvirem essa sentença e virem que são preteridos por marujos e carroceiros, com que cara imaginais que se olharão uns aos outros? Mas até lá eles continuam gozando da felicidade proporcionada pelas doces esperanças que lhes inspiro” (ERASMO, 1508: Pg. 95,96).

Aqui se nota como a religião está no seu devido patamar e o que é barrado na tolerância do autor é o clero, acusado de reinventar os conceitos da santidade e ser propício ao mal da corrupção. Além disso, os contrapontos observados pelo humanista holandês se estendem não só às pessoas devotas, mas também às mundanas que têm seus princípios fincados no corpo e no materialismo, acusando os fiéis de loucos. Estes, mais preocupados na elevação da alma, por sua vez, associam o mundano à demência. Ou seja, baseado nos pequenos fatos corriqueiros da rotina, Erasmo fundou sua crítica partindo de uma idéia central e incomum para sua época, que é o elogio da loucura.

            O que o dono da pena produz é mais do que jogar com esse assunto novo ou simplesmente brindar o leitor com a exaltação da loucura. O ponto crucial nesta obra imortalizada é como o autor classifica o sistema social, fator determinante para que se decifre um mundo em transformação com a decadência do feudo e a ascensão da burguesia. Falando em atualidade, está presente entre nós este “testemunho” direto de um pensador no florescer da renascença, deixando para nós e para futuras gerações de historiadores e filósofos um recurso indispensável para a compreensão do Mundo Moderno.

Preço médio: R$ 13,00


1    Do título francês Éloge de la folie. Folie = Folia.