17 de junho de 2010

Geraldo Pieroni - Banidos


PIERONI, Geraldo. Banidos: a Inquisição e a lista dos cristãos-novos condenados a viver no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
São diversos os trabalhos, tanto de historiadores brasileiros como estrangeiros, que tratam sobre os cristãos-novos. Entre alguns dos mais conhecidos, estão Anita Novinsky, José Gonçalves Salvador e Eduardo de Oliveira França. Geraldo Pieroni adentra o hall dos historiadores que tratam sobre o tema com seu livro Banidos: a Inquisição e a lista dos cristãos-novos condenados a viver no Brasil. Usando os autores anteriormente citados como referência, além de se valer de diversas fontes primárias – a maioria consultada em Portugal –, Pieroni constrói uma pequena obra que trata, principalmente, da pena de degredo.
O cristão-novo, por definição, é o judeu convertido ao catolicismo. Esta conversão é geralmente imposta, sob ameaças diversas. Em Portugal, mais precisamente em outubro de 1497, os todos os judeus são obrigados a converterem-se ao catolicismo. Por conta da imposição, grande parte dos judeus se mostrava católico em público, mas mantinha suas práticas religiosas oriundas da sua religião. Os seguidores da dita “Lei de Moisés”, ao serem desmascarados, eram julgados pela Inquisição, sendo a punição mais comum o uso do “sambenito” (uma espécie de colete que servia para que todos reconhecessem o crime do acusado) e o degredo para alguma das colônias. Pieroni trata principalmente da pena de degredo para o Brasil.

O livro se divide em quatro partes principais. A primeira trata do tema em questão, dividia em capítulos. A segunda parte é uma extensa lista de condenados ao degredo no Brasil, retirada de processos da época. A terceira parte é uma lista de sobrenomes – geralmente portugueses – que comumente eram usados por cristãos-novos, aonde constam vários sobrenomes comuns a nós brasileiros. Dentro das possibilidades, o autor tenta tratar suas origens. Por fim, o livro encerra com uma cronologia da Inquisição, partindo da expulsão dos judeus de Castela e Aragão em 1492 até a extinção do tribunal em seu molde antigo, em 1821.

Banidos
é um livro que discorre exclusivamente sobre a questão do degredo no Brasil. Num caso de busca por temas adjacentes, como a atuação da Inquisição em nossas terras, outros autores apresentam trabalhos com melhores resultados. Talvez seu principal mérito é a forma resumida com a qual o tema é apresentado, ideal para iniciantes que queiram entender o funcionamento da pena do degredo. Contudo, para leitores mais experientes no assunto ou que tenham contato com as obras dos autores citados no início desta resenha, Banidos torna-se um livro muito restrito, e talvez pouco relevante. Pesa a seu favor a presença dos processos apresentados pelo autor na segunda parte do livro e pela lista de sobrenomes. Indicado apenas a quem busca compreender a questão do degredo.
Preço médio: R$ 30,00