28 de junho de 2009

Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker - O livro das religiões

GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

É impossível definir o surgimento do sentimento religioso no ser humano. Sabemos que desde os primórdios o homem busca em crenças próprias a explicação para aquilo que ele não conhece. E desta busca por entendimento surgiram as mais diversas crenças, além de formas diferenciadas de culto, como o politeísmo, monoteísmo, monolatria, panteísmo, animismo, etc. É sabido também que a interpretação destas religiões é responsável não só para a formação da Ética, oriental ou ocidental, quanto pelos inúmeros conflitos que por incontáveis eras seguem sem aparente solução. Um assunto pertinente, sempre em voga, principalmente quando paramos para analisar o quanto a religião é usada como ferramenta de legitimação, seja política, moral ou social.

Tentando passar ao leitor explicações abrangentes sobre algumas das mais importantes religiões do mundo, Jostein Gaarder, Victor Hellern e Henry Notaker apresentam O livro das religiões. Jostein Gaarder, renomado escritor norueguês, nasceu em 1952. Filho de escritores, Gaarder ficou conhecido mundialmente pelo seu livro O mundo de Sofia, publicado em 1991. Através do sucesso dessa obra, o autor pôde dedicar-se integralmente à escrita.

Victor Hellern, nascido em 1928, é um historiador também norueguês conhecido por suas diversas obras sobre teologia. Contudo, sua única obra traduzida para o português é justamente esta resenhada. Por fim, temos Henry Notaker. Também norueguês, se trata de um jornalista, tendo este trabalhado em áreas de cultura e política exterior. Foi, inclusive, correspondente no Leste Europeu e na Espanha.

O livro inicia corretamente apresentando algumas das dúvidas mais básicas acerca do tema: “Por que ler sobre as religiões?”, “Como começaram as religiões?”, entre outras. Discorre acerca de questões relativas à crenças, como a vida após a morte, o sagrado, os conceitos de divindade, conceito de homem, mundo, cerimoniais, oração, sacrifícios, ética, entre tantas outras características indissociáveis da religião.

Antes de começar a detalhar as religiões, o livro separa de forma coerente as religiões orientais das ocidentais, para assim começar a analisar individualmente as religiões, começando pelo Hinduísmo. Obviamente que se trata de um resumo, pois se trata de uma religião deveras antiga e complexa. Contudo, é um texto aceitável para um rápido entendimento sobre o assunto. Logo, o texto passa para o Budismo, que mantém laços estreitos com sua religião de origem, anteriormente analisada pela obra. Adiante, passando pelas religiões do extremo oriente, temos adiante o Confucionismo, o Taoísmo e o Xintoísmo, todas de forma resumida.

Ainda mais compactadas estão as informações sobre religiões africanas. Os próprios autores deixam claro a enorme dificuldade de análise nesta área quando dizem:

“Ao agrupar as religiões africanas sob um só rótulo, deve-se ter em mente que seu número equivale ao de povos existentes na África. Cada um tem seu próprio nome para Deus, seus próprios rituais de culto, suas idiossincrasias. Por outro lado, elas apresentam também muitos traços em comum, pois os africanos não viveram uma existência estática, isolada”.
(1)

Tendo consciência do quão limitador é a compilação de tantas crenças sob o mesmo rótulo, os autores tentam dissertar sobre os padrões destas religiões tribais, os chefes tribais, os ritos, a concepção de deus (ou deuses), espíritos, morte, entre outros aspectos em comum.

A próxima parte do livro é, sem dúvida, a mais detalhada. É compreensível, já que ela trata das religiões monoteístas surgidas no Oriente Médio. Nos são apresentadas as religiões que mais são conhecidas pelo ocidente: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. O texto sobre Cristianismo é de uma riqueza de detalhes significativa, abordando diversos aspectos de sua doutrina, sem esquecer as diversas igrejas derivadas do mesmo. O livro aborda tanto a Igreja Católica Apostólica Romana como a Igreja Católica Ortodoxa, a Igreja Batista, Adventista, os Pentecostais, o Exército da Salvação, os Quacres, entre outros.

Mais adiante, nos são apresentadas filosofias não religiosas, como o Humanismo, o Materialismo e o Marxismo. No final, o livro passa por algumas religiões mais recentes, como o espiritismo, trata do ateísmo e do agnosticismo e possui um apêndice sobre as religiões no Brasil.

De fato, poderíamos estender durante várias páginas os detalhes deste livro. É paradoxal dizer que ele detalha as religiões ao mesmo tempo que resume. De fato, estudar cada uma delas individualmente requer maior busca de fontes e obras complementares, mas dificilmente uma obra aborda tantas religiões diferentes de forma tão competente quanto este livro, ainda mais de forma tão imparcial – talvez não na quantidade de conteúdo, mas certamente no respeito com todas estas. O fato de ter sido lançada em edição de bolso pela Companhia das Letras dá um maior acesso à obra, sem alterar o texto original. Qualquer pessoa, historiador ou não, que deseja estudar religiões, precisa ler esta obra. De grande valia principalmente para desmistificar preconceitos, já que é justamente o preconceito o responsável pela miríade de informações sem qualquer credibilidade e com nítida falta de conhecimento que vemos pelo mundo afora.

Preço médio: R$ 25,00

Notas:
(1) GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. pp 98.