27 de março de 2010

Carlo Ginzburg - História noturna


GINZBURG, Carlo. História noturna: decifrando o sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Sendo a extensão de um artigo escrito para a revista Annales e, por que não dizer, uma continuação em maiores proporções do livro Os andarilhos do bem, História noturna é seguramente uma das obras mais impressionantes de Carlo Ginzburg. Mais conhecido por obras como O queijo e os vermes – que foi escrito através de fontes encontradas na pesquisa sobre os benandanti, tema do primeiro livro citado – e Mitos, emblemas, sinais, Ginzburg conseguiu com esta obra uma síntese interessante de análise antropológica, recortes geográficos bem organizados e, sem se prender a “achismos”, trabalha bem com as fontes que possui.

O livro pode surpreender ao leitor desavisado. Embora possua o subtítulo “decifrando o sabá”, o livro discorre pouco sobre o tema. A maior parte do tempo, o autor está preocupado em descobrir as origens dos elementos que, convergidos, criaram os estereótipos da suposta reunião de bruxas. Em seu início, Ginzburg discute acerca de autores que já trataram o tema, apontando problemas e reducionismos em suas análises. Ao seguir, começa a lentamente entrar no tema.
O livro está longe de responder perguntas de forma definitiva. Se observarmos bem, percebemos que na verdade o que o autor faz é expor novas dúvidas, mas apresentando indícios muito fortes que não apenas justificam seu levantamento, mas apresentam hipóteses embasando suas suposições. Entretanto, está longe de ser um livro em que o assunto não chega a lugar algum. A análise de aspectos culturais, de diversas civilizações, lugares e épocas distintas, que se convergem e denotam extratos culturais de tempos muito remotos – possivelmente eurásicos, afirma o autor – é de tal forma coerente que a maioria das suposições feitas por Ginzburg nos parecem fazer muito sentido.

Experiente como é, Carlo Ginzburg admite a impossibilidade de certas perguntas virem a ser respondidas. Ainda assim, arrisca-se a apontar suas suposições (sempre se embasando ao máximo). Eis o elemento mais encantador da obra.

Como dito anteriormente, quem busca uma detalhada descrição do sabá neste livro poderá decepcionar-se. Entretanto, se buscar entender alguns dos elementos presentes neste ritual, será contemplado com perspectivas que até então possivelmente não imaginava.
Embora possar soar um tanto complexo para iniciantes no tema, recomendo-a a historiadores que se interessam por mentalidades e àqueles que se familiarizam com a antropologia.
Preço médio: R$ 60,00